quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Os sintomas do cancro das Glândulas Salivares


As glândulas salivares são importantes para a produção de saliva ou saliva na boca. Esta saliva ajuda a manter a boca úmida, bem como contém muitas enzimas que quebram os alimentos ao mastigar. A saliva também ajuda na deslizando o alimento para baixo do esófago com facilidade para o estômago.

A glândula salivar é classificada em glândulas maiores e menores. A parótida (presente no lado da boca), submandibular (sob a mandíbula) e sublingual (debaixo da língua) glândulas são chamados das glândulas salivares. As glândulas secretoras de muco do palato, nasal e cavidade oral são chamados de glândulas salivares menores. Câncer da glândula salivar é muito raro e pode ocorrer em qualquer idade, mais comumente em pessoas que estão com idade superior a 50 anos. Existem diferentes tipos de cancros das glândulas salivares, dependendo do tipo de células que se tornam cancerosas. Além disso, os sintomas do cancro da glândula salivar são na sua maioria silenciosa e dependem do tipo de glândula afectada.

O que provoca o cancro da glândula salivar?

As causas do cancro da glândula salivar não são conhecidos. Suspeita-se a ser genética ou de natureza hereditária. Tumores benignos de glândulas salivares são mais comuns que os tumores malignos. Muitas vezes as pessoas se confundem entre a infecção da glândula salivar e sintomas do câncer de glândulas salivares. Vamos dar uma olhada nos tipos, seguido pelos sintomas de câncer da glândula salivar.

Tipos de câncer da glândula salivar

Como mencionado anteriormente, existem diferentes tipos de cancros das glândulas salivares, dependendo do tipo de células envolvidas. Estes incluem -

* Adenocarcinoma

* O carcinoma adenóide cístico

* Carcinoma de células acinares

* Carcinoma de células claras

* Carcinoma mucoepidermóide

* Tumor maligno misto

* Carcinoma oncocítica

* Adenocarcinoma polimorfo de baixo grau

* Carcinoma espinocelular

* Carcinoma do duto salivar

Os sintomas do câncer da glândula salivar

Câncer da glândula salivar geralmente permanece latente durante os estágios iniciais. Assim, nunca se vem a saber que o câncer existe desde o início. No entanto, deve-se procurar ajuda médica, se observar os seguintes sintomas de glândulas salivares -

* Inchaço ou caroço na ou perto da mandíbula, pescoço ou na boca

* Dormência em alguma parte do rosto

* A dor persistente e em torno de glândula salivar

* A fraqueza muscular de um lado da face

* Problemas ao engolir

* Dificuldade em abrir a boca

* A paralisia facial

Como você pode ver, a maioria dos sintomas são semelhantes aos distúrbio da glândula salivar bloqueado. Assim, apenas testes de diagnóstico ajudará a determinar se alguém está sofrendo de câncer ou algum outro distúrbio da glândula salivar.

Diagnóstico de Câncer das Glândulas Salivares

Se a pessoa experimenta algum dos sintomas acima de câncer da glândula salivar persistente, será sensato para falar com um médico. O médico irá realizar um exame físico e solicitar ao paciente que tome alguns exames de sangue necessários. Os testes comuns que ajudam a diagnosticar o câncer da glândula salivar incluem um CT (X-ray tomografia computadorizada) scan, MRI (ressonância magnética) scan e uma biópsia do nódulo formado sob a boca ou próximo ao pescoço. Uma vez que os testes confirmam o câncer, o médico irá estágio e grau do câncer.

Estadiamento e gradação de Câncer das Glândulas Salivares

O médico irá encenar o câncer para ajudar a descrever o seu tamanho e se espalhou para os tecidos circundantes. Isso ajuda a decidir o tratamento adequado para o câncer. O sistema de estadiamento mais utilizado é o sistema TNM, onde T é o tamanho do tumor, N refere-se a linfonodos e metástases (M meios espalhou para outros órgãos). A classificação do cancro da glândula salivar é feito de acordo com a aparência das células cancerosas ao microscópio. Isso dá uma idéia para o médico, sobre a taxa de propagação do câncer. Um cancro de baixo grau significa que as células cancerosas são lentos para desenvolver e tumores de alto grau indicam que o cancro é espalhar muito rápido.

Tratamento para o cancro da glândula salivar

Uma vez que os sintomas do cancro da glândula salivar são confirmados, o médico pode sugerir tratamentos com base na localização, o tipo de cancro, a taxa de crescimento do cancro e da saúde do paciente. A cirurgia é aconselhada para remover a glândula salivar e se livrar das células cancerosas. Certifique-se de uma fala em detalhes sobre a cirurgia com o médico. Isto é assim porque pode levar a alguns efeitos secundários possíveis, juntamente com alterações na aparência. A radioterapia ea quimioterapia pode ser aconselhado se a glândula salivar não pode ser removido.

É importante notar os sintomas do cancro das glândulas salivares e falar com um médico sobre isso. Como esse tipo de câncer é muito raro, muitas pessoas não estão cientes da existência do câncer da glândula salivar, bem como seus sintomas. A intervenção precoce vai ajudar a conter a propagação e evitar mais complicações. Seu médico é a melhor pessoa para ajudá-lo a entender e conhecer mais sobre a condição, bem como seu tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário